Informação com Conteúdo

Menores de 16 anos estão proibidos de sair de casa à noite em Itaúna do Sul

in Itaúna do Sul/Uncategorized/Vídeo by

O prefeito de Itaúna do Sul, no noroeste do Paraná, proibiu que jovens menores de 16 anos saiam de casa após às 22 horas por causa do aumento do número de crimes cometidos por adolescentes

Com informações do repórter Bruno Gerhard

Uma cidade do noroeste do Paraná implantou uma espécie de toque de recolher para os adolescentes. Itaúna do Sul tem pouco mais de 3 mil moradores e sempre foi considerada uma cidade pacata. Mas o aumento da violência deu origem, há uma semana, a uma nova regra que obriga os adolescentes com menos de 16 anos a ficarem em casa após às 22 horas.

Segundo o prefeito de Itaúna do Sul, Evandro Marcelo da Silva, a medida aconteceu não apenas para evitar que os menores se tornassem vítimas de crimes, mas para tentar impedir que eles pratiquem delitos como tráfico de drogas, assaltos e até assassinatos.

Em 2017, mais de 70 ocorrências registradas na cidade, 35 das quais foram cometidas por menores. Recentemente, um homem de 69 anos foi morto por três pessoas, duas delas eram menores. O caso pesou na decisão do prefeito em baixar uma portaria que obriga quem tem menos de 16 anos a ficar em casa depois das dez da noite.

Membros do Conselho Tutelar da Cidade estão passando nas escolas para lembrar os adolescentes da nova regra. Quem fiscaliza  a medida é a Polícia Militar. Mas Itaúna do Sul tem só um policial: Paulo César Palhano, que está na cidade há 18 anos e afirma que a violência tem aumentado bastante.

À noite, Palhano trabalha com outro policial, mas os dois juntos têm que cuidar de dois municípios. Para contornar essa falta de efetivo, quem sai pelas ruas de Itaúna do Sul, de vez em quando, pra ver se os adolescentes estão na rua fora de horário é o próprio prefeito.

Se entre os jovens o assunto está dando o que falar, a opinião dos pais é unânime: eles apoiam a decisão da prefeitura.

Mas, para o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá, Antonio Tadeu Rodrigues, esse tipo de medida, a longo prazo, pode piorar a situação.

Assista à reportagem e veja a repercussão do toque de recolher na cidade:

Máquina de Vendas

Willian de souza Faria nasceu dia 12/04/1985 na cidade de Jaú no estado de São Paulo. Participante da elaboração da Revista Guia, criação de Dorival Nascimento. Em 2013, Willian Faria prestou serviço como assessor de imprensa da Casa de Apoio Vale do Ivaí, empresa que atua no setor da saúde na capital do estado do Paraná. Em Curitiba o trabalho ocupou período integral de sua carreira, onde aprendeu a trabalhar com assistencialismo. No ano de 2014 atuou como assessor do Deputado Federal Zeca Dirceu (PT). Passou pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Nova Londrina e atua como assessor de imprensa do prefeito Vico. Foi assessor de comunicação social da Prefeitura de Marilena (PR), e possui experiencia em consultoria política.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Latest from Itaúna do Sul

Go to Top