Ex-prefeito Gessé Arlindo dos Santos morre aos 94 anos, em Diamante do Norte

in Jornalista Willian Faria/Obituário by

Maio do ano de dois mil e doze, faziam um pouco mais de dois anos que eu estava cobrindo a área política na Comarca de Nova Londrina. Eu com meus 27 anos de idade, não sabia da dimensão histórica que estava vivenciando no segundo ano de minha carreira. O site Destak Nova Londrina era um dos pioneiros em jornalismo na era digital no município, formato que eu trouxe comigo de Portugal durante minha estadia naquele país. Ricardo Drummond de Macedo, na época com jornal em uma estação de rádio da cidade, me fez o convite: – Hoje vamos a casa do ex- prefeito Gesse em Diamante. Fiquei pensando quem e como seria “Gessé”. Fui para Diamante do Norte. Soube que era um ex-prefeito pioneiro no município e que receberia a visita do deputado federal Luís Nishimori que estava cursando a região extremo noroeste.
Um senhor de idade, cabelos brancos, mas com uma personalidade marcante. Gesse tinha um histórico no município, que consolidou suas bases. No dia 10 de maio de 1990 estava entre os vereadores que elaborou a lei orgânica do município de Diamante do Norte, através de uma revista diagramada pelo Diário do Noroeste, comandada por um dos maiores jornalistas que já conheci, Euclides Bogoni (In Memorian). No quadriênio seguinte da publicação da Lei orgânica, Gesse seria eleito prefeito, o ano era 1992, e seus votos eram expressivos para a pacata cidade, totalizando 2.026 votos. No ano de 2000, Gesse Arlindo dos Santos seria novamente eleito com esmagadores 1.269 votos, desbancando, o prefeito eleito em 1996, Pedro Ruiperes Teruel.  A devoção ao cargo, rendeu ao ex-vereador e ex-prefeito, inúmeros seguidores e grande respeito na política daquele município. Trabalhador agrícola como descrimina seu registro no TRE, natural de Ribeira do Pombal, nascido em 25 de fevereiro de 1923, Gesse Arlindo dos Santos deixa saudades à família, eleitores e amigos com 94 anos de idade. Diamante do Norte perde uma de suas lideranças políticas mais importante em décadas passadas. O corpo ira ser velado na câmara municipal e o sepultamento será as 16 horas desta segunda feira (30).

A reportagem de Nova Londrina Online (NOL) entrou em contato com prefeito Daniel Pereira Domingues,  o chefe do executivo declarou que “Diamante do Norte está de luto pelo falecimento do ex-prefeito Gessé Arlindo do Santos” e por isso decidiu decretar luto oficial de 3 dias.

Gesse (In memorian) primeiro á esquerda e Dr. Fábio, neto do ex-prefeito á direita – Crédito: Acervo pessoal / Willian Faria
Lei orgânica criada em 1990, período que o ex-prefeito ocupava acento no legislativo do município de Diamante do Norte. – Clique no documento

 

Máquina de Vendas

Willian de souza Faria nasceu dia 12/04/1985 na cidade de Jaú no estado de São Paulo. Participante da elaboração da Revista Guia, criação de Dorival Nascimento. Em 2013, Willian Faria prestou serviço como assessor de imprensa da Casa de Apoio Vale do Ivaí, empresa que atua no setor da saúde na capital do estado do Paraná. Em Curitiba o trabalho ocupou período integral de sua carreira, onde aprendeu a trabalhar com assistencialismo. No ano de 2014 atuou como assessor do Deputado Federal Zeca Dirceu (PT). Passou pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Nova Londrina e atua como assessor de imprensa do prefeito Vico. Foi assessor de comunicação social da Prefeitura de Marilena (PR), e possui experiencia em consultoria política.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*